Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 e não se enquadraram nos critérios para isenção devem efetuar o pagamento de 35 reais até amanhã, quarta-feira, 20 de junho de 2012. Após este prazo, os candidatos que não efetuarem o pagamento terão sua inscrição no exame cancelada.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) foram mais de 6,4 milhões de inscritos, deste número, 4 milhões estão isentos do pagamento da taxa. Este grupo é composto por alunos que cursaram o último ano do ensino médio em instituições públicas e os candidatos de baixa renda que declararam carência.

Os candidatos que não estão isentos devem imprimir o boleto no próprio site do Enem e realizar o pagamento da taxa em uma agência do Banco do Brasil.

Em 2011, cerca de 6 milhões de pessoas se inscreveram no ENEM e pouco mais de 5 milhões foram habilitadas a realizar a prova, devido o pagamento da taxa fora do prazo estipulado.

O ENEM será realizado nos dias 3 e 4 de novembro a partir das 13h (horário de Brasília). A divulgação do gabarito oficial está marcada para o dia 7 de novembro e o resultado final para 28 de dezembro.