O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acredita que hoje, 15 de junho, último dia de inscrições no ENEM 2012, a demanda de pessoas acessando o site e fazendo seu cadastro irá aumentar. O prazo para efetuar a inscrição vai até as 23h59, porém não é indicado deixar para realizar esse processo nos minutos finais.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

A inscrição para o exame só pode ser feita pela internet, no site do Inep Enem 2012. Após o pagamento da taxa de 35 reais, o candidato estará automaticamente confirmando sua participação. No caso dos candidatos isentos, o cadastro no Enem 2012 já está garantido após o preenchimento dos forumlários.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro em todo território nacional a partir das 13h, seguindo o horário de Brasília. No primeiro dia, o conteúdo abordado envolverá questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, além das questões de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, o candidato deverá realizar uma redação.

O Exame também serve de pré-requisito para programas do governo que fornecem financiamentos e bolsas em institutos de ensino superior privado ou a possibilidade de aprendizado em outros países.

  • Programa Universidade Para Todos (Prouni)
  • Financiamento Estudantil (Fies)
  • Ciências Sem Fronteiras

De acordo com o edital do Exame, a divulgação do gabarito oficial está marcada para o dia 7 de novembro. O resultado final será disponibilizado a partir de 28 de dezembro no site do Inep dedicado ao Enem 2012.