Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou que os participantes do ENEM 2013 terão acesso ao espelho corrigido das redações no dia 20/03/14.

O acesso às redações não dará ao candidato o direito de recurso, uma vez que o espelho será disponível dois meses após o resultado do exame. A disponibilização das redações terá caráter pedagógico, permitindo que o aluno perceba seus erros e acertos e consequentemente aprenda com eles.

A avaliação é feita por pelo menos dois corretores, na qual um não sabe os pontos atribuídos pelo outro e vice-versa, não havendo assim qualquer influência de ambas as partes.

Competências avaliadas:

  1. Demonstrar domínio da norma culta da língua;
  2. Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Pontuação e nota:

Os pontos variam de 0 a 200 em cada competência avaliada, a somatória desses pontos formará a nota final, podendo chegar até a 1000 pontos.