Buscando testar o conhecimento do aluno de forma prática e abrangente, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias agregou várias ciências como Física, Química e Biologia. E os tópicos com grande potencial de cair nesta prova são:

Fisiologia / Corpo humano

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre Fisiologia e Corpo Humano serão provavelmente mais voltadas à questão da Saúde pública e às condições de equilibrio do corpo humano. O Enem tem abordado este tema de maneira bem específica, cobrando assuntos como os sistemas do corpo humano, sendo relacionados com uma alimentação saudável e até com o stress.

Ecologia

É importante aqui lembrar das estruturas dos ecossistemas e de como os organismos que nele vivem lidam com os nutrientes, e é preciso entender bem o cliclo do carbono e do hidrogênio.  É bem provável também que apareçam questões bem atuais tratando do novo código florestal, e sobre a conferência Rio+20 e os assuntos nela abordados.

Genética / Evolução

Este tema envolve os conhecimentos do estudante em hereditariedade, nada muito específico. O importante mesmo é entender bem as teorias evolutivas de Darwin e Lamarck e a teoria sintética que relaciona Mendel e Darwin. É importante saber sobre evolução e adaptação dos seres ao meio em que vivem.

Meio Ambiente

Questões muito valorizadas dentro da Teoria de Resposta ao Item (TRI),  relacionadas à sustentabilidade testando a visão do estudante quando ao uso responsável de recursos naturais. Estar atento às questões ambientais que aparecem na mídia é de grande ajuda pois não há uma maneira certa de estar preparado para este tópico.

Água

É um tema discutido há anos, mas sem apresentar melhoras na conscientização.  Necessário conhecimentos básicos, como ciclo de água e mudanças de estado. Também haverá a questão socioambiental, como o uso racional do recurso e preservação das nacentes.

Energia

Este tema envolve várias ciências, como química e física, além da biologia. O estudante deve estar atento às novas formas de obtenção de energia que a mídia divulga. Biocombustíveis e pré-sal certamente serão temas abordados também.

Bactérias

Aqui o estudante deve mostrar seus conhecimentos em questões relacionadas à biotecnologia e também sobre prevenção de doenças. É importante estudar sobre anticorpos, vacinação e imunologia em geral.

Análises / Interpretações

O estudante deve mostrar sua capacidade de interpretar informações obtidas fora do texto da prova. Toda informação deve ser interpretadade de forma coerente. Costumam aparecer muitos gráficos, resumos e histogramas. Uma boa maneira de se preparar para isso tudo é revisar o que já foi cobrado em provas antigas e estar atento ao que se passa na mídia.

Animais

Será cobrado do aluno seus conhecimentos sobre a morfologia dos vários grupos de seres vivos e a relação (o parentesco) entre alguns desses grupos e suas principais características. Espera-se questões falando sobre a biodiversidade do planeta.

Biodiversidade

Uma abordagem muito interessante deste tema a ser feita, é relacionar o conhecimento do estudante da estrutura orgânica de certos seres com a ideia de que esses organismos são originados de outros, talvez já extintos, e que estes talvez fossem de um grupo ou uma classe diferente (evolução e adaptação).

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]