Faltam um pouco mais de 4 meses para o ENEM e uma grande parte dos participantes do exame não se sentem confiantes e preparados para realiza-lo. Está na hora de pegar firme nos estudos e otimizar o pouco tempo que ainda resta para se preparar para os dias 3 e 4 de novembro. Um calendário ou um roteiro bem estruturado do horário de estudo pode ser uma alternativa para ajudar na otimização do tempo que ainda resta. Segue abaixo uma sugestão de um roteiro para aproveitar ao máximo o tempo e obter bons resultados no ENEM.

No período de 1 a 21 de Julho

Separe o material e tempo de estudo

Primeiramente, o candidato deve reservar suas horas de estudo. Além das que se dedica no colégio ou no cursinho, são suficientes 4 (quatro) horas para rever todos os conteúdos necessários. 
Pegue todo o material necessário e não o perca de vista. É importante ter tudo o que precisa para estudar em mãos para não ter que perder minutos procurando e se distrair, perdendo, assim, o foco e a concentração nas atividades.

Otimize seu tempo

Faça um planejamento semanal para ter um rodízio dos conteúdos, assim o estudo não se torna cansativo e repetitivo.
É importante que, na troca de um assunto para outro exista um intervalo para descanso, mas sem estende-lo demais para não se distrair e perder o foco, o ideal é ser de quinze (15) minutos. Sábados e domingos não são mais dias para descanso, aproveite os dias livres para revisar o conteúdo visto durante a semana.

Alterne os assuntos

Faça uma alternância entre os assuntos nos quais você sinta mais facilidade com os que você sente um pouco mais de dificuldade. Assim você não perde muito tempo nas matérias que aborda assuntos com os quais você não se identifica.

Mantenha-se atualizado

Fique de olho em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo. Veja noticiários, leia revistas e jornais. Estar por dentro das atualidades não será suficiente para responder as questões, mas o ajudará bastante.

Redação

Treine a redação com temas antigos que já foram pedidos em outras edições do ENEM. Quanto maior o número de redações escritas, melhor a qualidade delas. O treinamento é essencial para se escrever bem. Leia bastante também, o hábito de ler aumenta o vocabulário do aluno e mostra novas maneiras de expressar o que se quer de forma correta na escrita.

É relevante lembrar que não importa qual curso de graduação pretende fazer, o ENEM exige dedicação em todos conteúdos e matérias. A matemática e português, juntas correspondem a metade de toda a prova, portanto dê uma maior a atenção às duas.

Do dia 22 de Julho a 28 de Outubro – Faltando duas (2) semanas

Mantenha o ritmo de estudo. A dica agora é aproveitar os fins de semana para resolver as provas dos anos anteriores.
Marque o tempo que leva para resolver as questões. Um participante do ENEM precisa aprender a conciliar o numero de questões com o tempo máximo permitido para realizar a prova, lembrando sempre que ainda tem o gabarito para ser preenchido. Reserve pelo menos vinte (20) minutos do tempo total para esse fim.
Existem determinados assuntos que caíram em todas as edições do ENEM, refazendo as provas você consegue perceber quais são e dedicar-se um pouco mais se ainda não as domina.

Do dia 29 de Outubro a 1 de Novembro – A menos de uma (1) semana

Está na hora de dar uma estacionada nos estudos e poupar-se. Diminua suas horas de estudos diários em uma (1) hora.
Revise os assuntos que você já selecionou como pretendes a caírem no Exame para garantir que não esquecerá e está seguro sobre eles.

Na véspera – 2 de Novembro

Agora é hora de relaxar. Evite o estresse na véspera da prova e não adianta querer aprender todo o conteúdo em um único dia. Se você fez sua parte e estudou não tem com que se preocupar. Separe o material que irá levar para a prova, alimentos e água também são uma boa idéia para enfrentar a maratona de provas. É preparar seu psicológico para a prova do dia seguinte

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]