Inscrição realizada, e agora?

Inscrição realizada, confirmada, mas como proceder? Qual a próxima etapa? Essa é umas das dúvidas da grande maioria dos estudantes que se inscreveram no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A próxima etapa é a espera de uma correspondência, no nome do candidato enviada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Através dos Correios, os participantes do ENEM deverão receber um cartão de confirmação, no endereço que foi informado no momento da inscrição. Nele estará contido todas as informações para a realização das provas, como o número de inscrição, hora, data e local onde serão aplicadas as provas do exame, a língua estrangeira escolhida pelo candidato, atendimentos diferenciados ou específicos, se solicitado pelo candidato e se foi pedido ou não a certificação do Ensino Médio.

O município, para a realização da prova, é escolhido no ato da inscrição e é de responsabilidade do participante verificar o município e as unidades da Federação mais próximas à sua residência. Caso o candidato não receba, ou perca seu cartão de confirmação, ele estará disponível no site oficial do ENEM, na página de acompanhamento de inscrição e poderá ser impresso quando necessário.

Após ter em mãos o cartão de confirmação o candidato deverá aguardar a data do exame. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012. No primeiro dia de prova, dia 3, que será em um sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolvê-las e entregar o gabarito ao aplicador.

No segundo dia, dia 4, domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, matemática e suas tecnologias e a Redação. Nesta dia, o candidato terá 5 horas e 30 minutos para resolver as provas e entregar o gabarito ao aplicador. Será somente aceito realizar as provas usando canetas esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente por questão de segurança.

Para realizar a provas, os participantes do ENEM 2012 deverão apresentar, obrigatoriamente um documento com foto e com validade não vencida. Os documentos que poderão ser apresentados são o RG (Célula de Identidade), a identidade fornecida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros, a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Enem 2012 – Informações Úteis

Não serão aceitos, de forma alguma, os documentos que não tenham foto como a Certidão de nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, crachás e identidade que delegam a entrada e saída em organizações públicas ou privadas. Os documentos ilegíveis, que estejam danificados ou extraviados e as cópias autenticadas dos documentos oficiais também não serão aceitos.
Caso a foto de um documento permitido não esteja visível, impossibilitando a identificação ou se o documento estiver vencido o candidato poderá realizar a prova, desde que aceite à uma identificação especial. Em caso de perda ou roubo dos documentos pessoais oficiais, o participante deverá levar o Boletim de Ocorrência expedido pelo órgão policial e a data de emissão de no máximo noventa dias antes da data de aplicação das provas. O candidato deverá fornecer os dados para a coleta e deverá assinar em um formulário próprio (a identificação especial).

Serão proibidos ter em mãos e usar objetos como lápis ou lapiseira, livros, lembretes e afins, óculos escuros e boné e similares. Se o participante estiver portando qualquer desses objetos, deverá armazená-los em um porta-objetos fornecido pelo aplicador da prova.É extremamente proibido também o uso de aparelho de celular e qualquer outro aparelho eletrônico.

Os aparelhos eletrônicos deverão ser desligados no momento de entrada da sala e devidamente guardados também no porta objetos. Esse porta objetos ficará lacrado e será colocado embaixo da carteira do participante do Exame. Ao término da prova o mesmo ficará responsável em pegá-lo.

Para uma boa realização do ENEM, é importante ver o horário marcado no cartão de acompanhamento e chegue 30 minutos de antecedência por segurança e para certificar de que o é mesmo o lugar.