O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (COLUNI) figura há anos entre as escolas de segundo grau com melhores resultados no Enem, sendo que ficou com a melhor colocação entre os colégios da rede pública nacional e o oitavo melhor entre públicos e particulares, com média de 726,42. Segundo o diretor Hélio Paulo Pereira Filho, cerca de 85% dos alunos são aprovados no primeiro vestibular que prestam.

Fundado em 1965, o COLUNI está dentro do campus de Viçosa da Universidade Federal de Viçosa, utilizando a estrutura da Biblioteca Central, da Praça de Esportes, do Restaurante Universitário e da Divisão de Saúde da UFV. Hoje, tem 480 alunos divididos nos 3 anos do ensino médio.

Devido aos altos padrões de ensino, o colégio é referência nacional de ensino.

Entrevista com Ex-aluna: Isabela Carvalho

Enem Virtual (EV): Durante o período de estudo no COLUNI, qual era o diferencial apresentado pelo Colégio para garantir um bom desempenho em avaliações como Enem e outros vestibulares?

O COLUNI tem um ambiente diferente de outros colégios, está dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), os alunos do segundo grau tem contato direto com os alunos da universidade, os professores trabalham em regime de dedicação exclusiva, os alunos são focados e motivados. O ambiente, como um todo, faz a diferença.

EV: Você realizou o Enem durante ou após a conclusão do ensino médio no COLUNI? O resultado foi positivo? Quais os benefícios adquiridos?

Participei do ENEM em dois anos consecutivos, a primeira vez assim que terminei o ensino médio e a segunda no ano seguinte. Nas duas vezes obtive um resultado muito bom. Na época, o SiSU ainda não existia e o ENEM foi utilizado para compor a nota final do vestibular. Nas duas vezes que prestei o ENEM consegui ser aprovada em instituições públicas de ensino superior. As notas altas do Enem fizeram toda a diferença.

EV: Além do aprendizado fornecido pelo colégio, quais eram as outras ferramentas de apoio utilizadas por você durante o processo de preparação para a conclusão do ensino médio e possível ingresso no ensino superior?

Como o colégio fica dentro do campus da universidade, os alunos têm acesso a biblioteca da UFV, que é bem grande e tem uma estrutura muito boa. Os alunos se organizavam em grupos de estudo e iam para a biblioteca, o que facilitava muito o acesso a todo material necessário para estudo.

EV: Você tinha um plano de estudo? Horários, metas e outras atividades que contribuíssem para o desenvolvimento escolar?

O COLUNI é um colégio bastante exigente. O ritmo impresso nas atividades lembra muito o de uma universidade. Isso faz com que os alunos já tenham, desde o primeiro ano do ensino médio, um hábito de estudos e uma organização para que consigam cumprir as atividades e tenham boas notas. Quando chegou a época dos vestibulares e do Enem, o ritmo ficou mais intenso, mas só seguíamos o hábito e aumentávamos as horas de estudo.

EV: Qual era o perfil dos alunos que estudaram com você durante o ensino médio no COLUNI? A dedicação aos estudos pode ser um fator decisivo para bom resultado, ou os méritos são somente do ensino provido pelo Colégio?

Para entrar no COLUNI, o aluno passa por um processo seletivo similar ao vestibular tradicional, a concorrência pelas vagas é alta. Os alunos que ingressam no COLUNI geralmente já tem o perfil mais focado nos estudos.

Como o colégio é público e tem fama pela excelente qualidade de ensino, muitos alunos são de fora de Viçosa. Acho que isso também contribui muito na diferenciação do COLUNI, os alunos vêm para estudar e sabem disso. Mesmo morando sozinhos e com pouca idade, geralmente, não perdem o foco no objetivo de entrar em uma boa universidade logo depois do fim do ensino médio.

Os professores são bons, a metodologia de ensino também, mas acredito que o perfil dos alunos ajuda muito no resultado positivo.

EV:  Você indicaria o COLUNI para algum familiar ou amigo? Quais motivos te levariam a esta indicação?

COLUNI é tradição na minha família. Todos nós prestamos o exame de seleção, eu e minha irmã somos ex-alunas. Indicaria sem sombra de dúvidas. Nenhuma das duas fez cursinho para o vestibular, estudamos em universidades públicas, eu na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e ela na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Meus colegas de COLUNI todos passaram em boas universidades e hoje estão bem no mercado de trabalho.

EV: Qual sugestão de estudo você daria para um estudante atual do COLUNI?

Aproveite seus anos de COLUNI, fiz amigos pra vida inteira dentro do colégio, mas se dediquem, aproveitem também o enorme conhecimento da equipe de professores, a estrutura do colégio e da UFV.