O ENEM é uma prova muito extensa e que exige muita atenção dos candidatos que participam do exame. As questões aparecem com grandes textos, conteúdos diferentes de diversas matérias, com caráter multidisciplinar e alternativas complexas.

Por isso, para estudar para esse tipo de prova é preciso ter uma abordagem um pouco diferente, levando em consideração outros fatores, além somente do conteúdo.

Confira abaixo algumas boas práticas na preparação para o ENEM e consiga uma boa nota no maior vestibular do Brasil.

Leia o Edital

Antes de qualquer coisa, recomendamos que você conheça as regras do jogo, para isso basta acessar o site do ENEM e ler o edital oficial que é disponibilizado na página. No edital estão reunidas todas as informações sobre a prova, o que pode e o que não pode ser feito, quais os dias das provas, horários, duração, material permitido no dia, documentos, como as notas são calculadas, entre outras. Absolutamente tudo que você precisa e pode saber sobre essa prova estão no edital, por isso a importância dessa leitura.

Resolva as Provas Anteriores

Como dito anteriormente, a prova do ENEM possui questões multidisciplinares, com diversos assuntos de diferentes matérias em uma única questão. Por isso é recomendado resolver algumas provas anteriores para conhecer os modelos das questões e não se assustar no momento da prova. Para isso, é possível encontrar todas as provas anteriores no site oficial do ENEM para download.

Resolva os Simulados

Os simulados na internet e os aplicados nos cursinhos e escolas também são muito úteis, eles utilizam fatos cotidianos, assim como o ENEM, além de oferecer uma variedade imensa de questões, oferecem também diferentes formas de resolver determinada questão. Utilize os resultados como indicador das matérias em que o estudo está caminhando bem e onde merece mais atenção.

Seja “Antenado”

É de grande importância estar atento às notícias do dia a dia, o ENEM utiliza muito essas notícias para elaborar suas questões. O importante é estar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Tenha Foco

Uma dica bastante importante nos estudos é ter foco. Defina com alguma antecedência quais são os possíveis cursos e faculdades que você deseja ingressar. Isso é importante, pois cada curso de cada instituição de ensino define pesos diferentes para cada área de conhecimento avaliada no ENEM e com isso você pode definir quais matérias devem receber uma atenção especial e quais demandam menos atenção.

Leia

Ler muito é essencial. Essa prática é indispensável para conseguir um bom resultado no ENEM, afinal os textos das perguntas são longos e se você não tiver uma boa leitura pode ficar perdido. É muito importante também estar atento ao noticiário, como dito anteriormente, pois no ENEM é comum que as questões apresentem assuntos do cotidiano.

Pratique a Redação

A redação é um dos pontos mais importantes da prova. É por ela que será avaliada sua capacidade de expor as ideias, escrever, desenvolver um raciocínio e demonstrar sua capacidade de escrita. A importância é ainda maior, pois possui o mesmo peso que uma área de conhecimento (45 questões) e por isso influencia diretamente na nota final do ENEM. Por isso é importante treinar sempre que possível e praticar a argumentação.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]